Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se!

A idéia desse post é tanto informar a quem cair nessa armadilha, quanto reclamar.

Não é de hoje que eu enxergo o Detran uma máquina pública de extorção de dinheiro da população. Seja pelos seus absurdos exames de direção que não ensinam MERDA nenhuma e são repletos de pegadinhas pra evitar que você seja aprovado de primeira. Seja pelas blitzes cata-dinheiro inventadas por eles. Suas multas e seus meios de recurso das mesmas inexplicavelmente ineficientes (a caixa preta chamada JARI), entre outras pilantrices.

Mas o que passei vai além da imaginação que eu tinha sobre essa merda de órgão público. Vou contar.

Como os que acompanham o blog sabem, sou do RJ. Moro na Zona Sul da capital, mais precisamente no bairro de Botafogo. No último dia 15, estacionei o carro da minha namorada por volta das 23h numa rua de Botafogo próxima a minha residência. A rua é regulamentada pelo sistema de cartão de estacionamento Rio Rotativo. 23h, obviamente, não havia nenhum flanelinha para venda dos bilhetes. O carro ficou sem. Na manhã seguinte, ao chegar por volta das 8h no local, percebo que o carro sumiu! Passado o susto, procurei o guardador que me informou que, sem o cartão de estacionamento, o carro foi rebocado por volta das 7h da manhã pela Cet-Rio (diga-se de passagem uma filhadaputagem sem tamanho do flanelinha que poderia ter colocado o cartão de estacionamento e me cobrado depois, mas eu estava errado, ok.) Aí começa a dor de cabeça…

Sem idéia NENHUMA do que fazer, me dirigí ao Centro da cidade no depósito da prefeitura por orientação de um taxista. O citado depósito se localiza atrás do Sambódromo, região do Campo de Santana. Chegando lá, mal atendido como  de praxe em todo setor público brasileiro, fui informado que o carro havia sido levado pra Barra da Tijuca.

Minha visão sempre foi que:  foi rebocado, não tem pendências (multa, ipva, etc), pago as taxas, retiro o carro, 1 mês depois chega a multa que foi rebocado e bingo! Ledo engano…

Lá no depósito o sujeito mal educado  me deu um passo a passo da epopéia. Um papel “informativo” sobre o que fazer para retirar o veículo. E lá se vai a sexta feira!

1° passo: Cet-Rio – Rua dos Andradas, 96 – Lá eu retirei a “Guia de Recolhimento do Veículo”.  Único papel em que apenas eu poderia pegar, pois acompanhado da guia veio a informação que, para retirar o veículo, só o proprietário! Que bosta, o carro estava no nome do meu sogro (como falei no começo do post, o carro é o da minha namorada e não o meu…). Liguei pra ele que, por sorte, trabalha no centro, bem ao lado do Detran. Desagradável, por um erro meu e dela, termos de incomodá-lo. Enfim…
Caso o carro esteja em nome de alguém viajando, seja fruto de inventário ou esteja em leasing a dor de cabeça será ABSURDA pois precisará de procuração reconhecida em cartório, cópia de contratos, formal e cia… Sem contar o número sem fim de documentos pedidos, que contarei no próximo passo…
Ah sim, isso se deu por volta das 12h. Correria total pois era na sexta feira e não queríamos o carro dormindo no depósito. Ilusão…

2° passo: Detran – Av. Pres. Vargas, 817, Acesso 7 - Munidos do tal papel explicativo, reunimos os documentos necessários e eu parti pra lá com meu sogro. RG+CPF, Comprovante de Residência, a tal guia que peguei na Cet-Rio, o Registro do Veículo e, caso tenha, a notificação de multa. Originais e N cópias de tudo. Atente que, caso o carro tivesse multas ou IPVA atrasado, deveria ser pago antes de ir ao Detran (acho que no Itau). Chegando lá, nos deparamos com uma desordenada e confusa fila. Lá dentro, dezenas de pessoas amontuadas esperando. Descobrimos que a fila na entrada era na verdade uma fila de espera pra pegar senha e que apenas o proprietário do veículo poderia entrar. Ficamos até 13:30h nessa fila até que finalmente meu sogro entrou. Na frente dele, 40 números…
Tempo passando e nada da vez dele chegar. Quando eram 15:30 minutos felizmente ele foi atendido. O atendimento é bastante demorado. Me informei fora do Detran que lá dentro seria fornecida uma Guia de Liberação do Veículo e ,munidos dela, deveríamos voltar a Rua dos Andradas afim de retirar o boleto de pagamento do reboque e da diária do depósito (quase R$150 reais os dois juntos). Só depois do tal boleto pago poderíamos retirar o veículo. Me informei também que o citado boleto só é possível  de ser pago diretamente no caixa. Não adianta caixa eletrônico, internet, etc (PODRE essa situação).

Sabendo disso, liguei pra meu sogro e parti pro banco, na esperança de mesmo se o banco fechasse, ainda lá dentro,  eu pagaria. As 16h apenas ele conseguiu sair do Detran, o banco fechou e já era carro na sexta feira…

Fudido, fudido e meio pensei… “pegamos o boleto na Cet-Rio, pagamos na segunda pela manhã na Barra e retiramos o carro!”. Não! Não pode! O boleto precisa ser emitido no mesmo dia que será pago, ou seja, segunda precisaríamos voltar a Cet-Rio no Centro, pra só depois ir para a Barra… PQP!

Após o fim de semana passeando de metrô, na segunda pela manhã (9:30h pois não adianta ir antes, abre as 9h e dependemos do Banco pra pagar) enfim pegamos o tal boleto e aí sim podemos pagá-lo.

3° passo: Depósito da Barra da Tijuca, Av. Ayrton Senna, ao lado do Via Parque – Com o boleto pago e a merda toda exigida, mortos de raiva, pegamos um taxi no Centro rumo à Barra. 49 reais mais pobres chegamos por volta das 12h lá (banco cheio e depois um trânsito do capeta de mais 1 hora). Uma fila de espera desgraçada (de novo).  O lugar parece um presídio. Fechado, estranho, deslocado de tudo. Depois de uns 45 minutos lá felizmente chamam meu sogro. Não, não acabou. Chegando lá dentro pra retirar o veículo, ele se depara com mais uma surpresa. Pra rebocar o carro, soltaram o freio de mão. Com isso, mais meia hora de espera pro “mexânico” do Detran prender o freio.

Depois de tudo saímos, enfim, com o carro por volta das 13:30h da segunda feira. Dois dias de trabalho perdidos. 230 reais gastos entre taxas e taxis e ainda falta pagar a multa e perder os pontinhos na carteira. Malditos 2 reais não gastos com flanelinha!

Disso tudo, vale ressaltar alguns pontos críticos…

A falta de informação: o telefone fornecido pra informações do Detran, 21 – 33931700, NINGUÉM atende pra informar merda nenhuma! Nenhum funcionário do Detran sabia ao certo informar que horário as coisas fechavam, como funcionavam, valores nem nada. Despachantes que estavam na fila e outras pessoas é que davam as informações de como proceder. MUITA, mas MUITA gente desinformada sobre o que fazer. Chegava a dar pena de alguns. O Detran trata quem tem um carro rebocado com ares de “você é criminoso, fica quieto e faça o que mandamos sem discutir”. Porra! Há de se exigir respeito!

O contato com pessoas que tivemos durante os dois dias também é interessante. Uma senhora de 72 anos que era a dona de um carro rebocado dirigido pelo neto. O carro quebrou na Av. das Americas. Enquanto ele se dirigiu a um shopping pra ligar pro seguro, rebocaram.

Uma outra senhora que teve o carro, em nome da filha, rebocado. A filha mora em Brasília. Até todos os documentos prontos, o carro permaneceu por 8 dias no depósito.

Um funcionário do núcleo jornalístico do Fantástico (ele me mostrou o crachá), que prometeu uma matéria a respeito da porcaria que a coisa é. Espero que realmente saia da idéia pra ação essa matéria. A ação do uma ong que atua auxiliando quem tem problemas com o Detran nas calçadas da presidente vargas (Não recordo o nome, por favor se alguém souber, me informe que atualizo aqui pois ajudam muito mais que os funcionários do Detran ostentando a camisa escrito “Informações”). Entre outros.

Detran-RJ: Burocrático, desnecessário, desrespeitoso e mais um monte de adjetivos pejorativos podem ser facilmente adicionados aqui. Adicione a toda a narrativa supracitada o fato que estamos no Rio de Janeiro, debaixo de um sol de 40 graus correndo de um lado pro outro. Isso precisa mudar por respeito a todos nós. Pago IPVA e mais uma cacetada de impostos, e ainda preciso sofrer isso por um estúpido erro. Ok, errei mas mereço ser respeitado como cidadão. Vivemos uma era tecnológica e esse corporativismo idiota só prejudica a população. Sempre digo, votem com o cérebro e não com o intestino! Se anda tudo essa porcaria, é por falta de reclamação. Esse é o Brasil…

Agradeço a todos os que visitam e ao pessoal do Twitter que divulgou. Em especial ao transitoRJO e ao LeiSecaRJ que tanto me ajudam no meio do trânsito e que eu sempre me esforço pra colaborar.

Bookmark and Share


Conheça os outros posts do autor clicando aqui: !
Tags , , , , , ,

113 Comentários

  1. Posted 08/12/2011 at 10:48 | Permalink

    Comigo foi pior ainda. Meu carro estava em um local de estacionamento permitido, nenhuma placa indicava o contrário e não atrapalhava em nada o transito alem da fila inteira estar ocupada por carros estacionados.

    Também tive que perder o dia de trabalho resolvendo isso, pagando taxa de reboque e diária no depósito (uma máquina de gerar dinheiro incrível pra o senhor Eduardo Paes do “Choque de Ordem” sem ética)

    E o melhor, 6 meses depois a multa não chegou e nem existe pelas consultas do site da prefeitura do RJ. Incrível, parece que foi apenas para coletar as taxas mesmo, devo entrar na justiça?

    O CARRO FOI REBOCADO E A MULTA NAO EXISTE ATE HOJE APÓS 6 MESES!!!

    ReplyReply
  2. silvio nogueira
    Posted 01/04/2012 at 20:33 | Permalink

    AMIGOS. MEU ESTÁ SENDO REBOCADO PELA QUARTA VEZ. QUANDO PENSO QUE O LOCAL NÃO EXISTE UMA ALMA VIVA, LÁ ESTÃO ELES. O FANTASMA DOS REBOQUES. O INTERESSANTE É QUE ELES NÃO ACABAM COM OS FLANELINHAS QUE COMANDAM UMA VERDADEIRA QUADRILHA PELA CIDADE , FAZENDO SEMPRE UMA EXTORSÃO ATRÁS DA OUTRA. CADE A PREFEITURA, POLÍCIA E A PUTA QUE PARIU… A PREFEITURA FAZ AQUILO QUE DA DINHEIRO PARA ELES…

    ReplyReply
  3. Roberto
    Posted 18/11/2012 at 22:17 | Permalink

    É uma das maiores safadezas que podem ser feitas com o ser humano é o sequestro dos veículos dos propietários automotivos. É o que o detran e essa tal de stop e log que mudou o nome para crasparta que para a nossa infelicidade o saite encontra-se em construção que é um dos piores absurdos que pode existir ! liga quando chama e não atendem está ocupado !!! A populaçáo há de se revoltar e vocês vão arcar com as consequencias …

    ReplyReply
  4. Roberto
    Posted 18/11/2012 at 22:27 | Permalink

    Será que todos os funcionários que fazem parte dessas instituições estão dentro das exigencias …

    ReplyReply
  5. Neto
    Posted 18/12/2012 at 16:02 | Permalink

    Boa tarde amigo, acabei de passar por esse problema, meu carro foi guinchado as 15:40 H e fui retirar as 11:00 H, notei que roubaram acessorios do aro e meus limpadores de para-brisas, e o responsavel me disse que se eu quiser processar vou ter que provar que o carro tinha as pecas realmente… qual tipo de processo cabe?

    ReplyReply
  6. Marcos Aguiar
    Posted 17/04/2013 at 19:58 | Permalink

    Tive meu carro rebocado na manhã de 13 de abril desse por atraso no IPVA. Depois de cumpridas todas as exigências do Detran, referente ao pagamento dos débitos, fui retirar o carro que estava recolhido no depósito da rodovia Washington Luis, e Duque de Caxias. Os funcionários do local exigem que você assine um tal documento onde você reconhece que o veículo não apresenta nenhum tipo de avaria. Como me recusei a assinar antes de ver o carro, o que foi permitido, desde que eu assinasse depois. Constatei que a mala do meu carro esta com a fechadura arrombada, com danos na chapa da mala, e sem o pneu e roda originais, pois meu carro é de fabricação 2012. Se alguém souber informar como proceder nesse caso, que pode e certamente acontece com outras pessoas, por favor informe.

    ReplyReply
  7. Daniel
    Posted 01/05/2013 at 18:10 | Permalink

    Cara, o que me incomoda muito é alguém falar bem ou defender tanto a prefeitura do Rio quanto o detran-RJ. Pô cara, muita sacanagem e acredito que só no Brasil acontece isso. Muito roubo e um sistema engessado. Rebocaram meu carro no dia do trabalhador pq fui levar minhas duas filhas no Zoológico. Paguei entrada, gastei com lanches, tudo certinho. na saída vi meu carro encima do reboque. Mostrei minhas filhas e disse que até eu mesmo levaria meu carro a prefeitura para pagar. nada disso adiantou. Voltei para casa de metrô. Estou cansado disso. Quero mover uma ação contra tudo e todos!!! Como fazer, algum advogado se habilita??

    ReplyReply
  8. ivanblack
    Posted 05/05/2013 at 21:53 | Permalink

    @J. Eustáquio Duque P: caro caro caro de merda não enche o saco pois o amigo esta completamente certo predominado por politico corripto o brasil é, explorada sem limites a população é, e já esta mas que na hora de acabarmos com isso, se coloca no lugar deste cidadão e vê se encontra justificativa, me faz um favor vota em tiririca novamente!!!!!!!!!!

    ReplyReply
  9. joana
    Posted 19/07/2013 at 15:35 | Permalink

    Conto que, pra piorar, em Duque de Caxias existe uma mafiazinha de funcionarios, pagando por fora vc consegue documento, vistoria, etc por $50 a $100 reais. Cade a auditoria dp detran?

    ReplyReply
  10. walter
    Posted 05/08/2013 at 11:55 | Permalink

    comigo foi em salvador presizamente proximo ao mercado modelo flanelinhas desonesto orientando a parar em local proibido como era domingo dise que podia resultado mais de 20 carros rebocados fomos para o deposito e ai que deu graça como era domingo todos estava de bermuda e tinha que estar trajando calça comprida e sapatos para ser atendido parese brincadeira mas passei por isso

    ReplyReply
  11. celeste
    Posted 20/10/2013 at 22:30 | Permalink

    Meu filho foi fazer a prova da marinha no CIAGE av. brasil 9.020, a marinha simplesmente não liberou estacionamento haviam vários carros estacionados beirando o rio ,meu carro era um deles , a prefeitura estava lá e só rebocaram os carros depois que começou a prova,ou seja,você e distancia do carro para esperar 4 horas de prova ,acaba cochilando e quando acorda seu carro não esta mais no local. Um concurso que não foi de graça e vc não tem direito nem a estacionamento.Estou indignada com a marinha. Nunca mais…….
    Agora vamos ver o que me espera.

    ReplyReply
  12. Posted 09/11/2013 at 08:24 | Permalink

    Eu também já passei por claras injustiças semelhantes contudo só reclamar não basta. precisamos tomar providencias contra os abusos do estado, um abaixo assinado, um processo coletivo, qualquer coisa. os poderes públicos são instituídos por nós para nos servir e ordenar. uma vez transformado em veículo de opressão, cabe a nós destituí-lo ou modificá-lo.

    ReplyReply
  13. diego souza
    Posted 18/02/2014 at 00:18 | Permalink

    E continua a mesma coisa..furtaram o pneu do meu carro no seop , esse que fica atras do sambodromo, trocaram por um velho..so tem ratazana

    ReplyReply

20 Trackbacks

  1. By marcio carvalho on 01/05/2010 at 23:17

    SE O DETRAN REBOCAR SEU CARRO, PEPARE-SE http://ow.ly/1FgXM Boa leitura para comecar o dia e ver o TRABALHO que o DETRAN da se for rebocado.

  2. By Keli Oliveira on 02/05/2010 at 02:21

    RT @LeiSecaRJ: SE O DETRAN REBOCAR SEU CARRO, PEPARE-SE http://ow.ly/1FgXM Boa leitura para comecar o dia e ver o TRABALHO que o DETRAN da se for rebocado.

  3. By dauro_moura on 02/05/2010 at 23:56

    Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se! http://bit.ly/aK91HV

  4. By Marco Fornazari on 02/05/2010 at 23:59
  5. By Caio Cunha  on 03/05/2010 at 12:25

    RT @upalele: Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se! http://www.upalele.com/2010/04/30/se-o-detran-rj-rebocar-seu-carro-prepare-se/

  6. By Bia Mioni on 04/05/2010 at 13:22

    Pra onde vai o $ arrecado a gente já sabe… Fica aqui a divulgação diária prometida: http://ow.ly/1FgXM

  7. By Juliana B Pimentel on 04/05/2010 at 14:59

    RT @LeiSecaRj: DIVULGADO!!! RT @brunogross: Por favor divulguem isso… http://migre.me/BEPx

  8. By natacharj on 04/05/2010 at 17:21

    RT @jubsbp: RT @LeiSecaRj: DIVULGADO!!! RT @brunogross: Por favor divulguem isso… http://migre.me/BEPx

  9. By André Macedo on 06/05/2010 at 06:07

    http://bit.ly/cGd5rk Fico indiginado com o pouco caso que alguns serviços, servidores e governantes fazem com o povo. @leisecarj @cbnrio

  10. By CGCIBP on 10/05/2010 at 10:07

    RT @amacedocarvalho: http://bit.ly/cGd5rk Fico indiginado com o pouco caso que alguns serviços, servidores e governantes fazem com o povo. @leisecarj @cbnrio

  11. By CGCIBP on 10/05/2010 at 10:07

    RT @amacedocarvalho: http://bit.ly/cGd5rk Fico indiginado com o pouco caso que alguns serviços, servidores e governantes fazem com o povo. @leisecarj @cbnrio

  12. By CGCIBP on 10/05/2010 at 10:09

    Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se!: http://bit.ly/d57gLO via @addthis

  13. By CGCIBP on 10/05/2010 at 10:09

    Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se!: http://bit.ly/d57gLO via @addthis

  14. By Bia Mioni on 10/05/2010 at 20:00

    É com profundo desgosto e desprazer q faço a divulgação diária prometida: http://ow.ly/1FgXM e http://ow.ly/1IO7h

  15. By biamioni on 11/05/2010 at 13:11

    É com profundo desgosto e desprazer q faço a divulgação diária prometida: http://ow.ly/1FgXM e http://ow.ly/1IO7h

  16. By Bia Mioni on 11/05/2010 at 13:11

    É com profundo desgosto e desprazer q faço a divulgação diária prometida: http://ow.ly/1FgXM e http://ow.ly/1IO7h

  17. By Raphael on 17/05/2010 at 01:52

    Post q explica a via crucis q é ter um carro rebocado no RJ: http://www.upalele.com/2010/04/30/se-o-detran-rj-rebocar-seu-carro-prepare-se/

  18. By Natália Carvalho on 12/09/2010 at 13:54
  19. By Marcelo on 14/07/2011 at 18:02

    Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se!, vai ter muita, mas muita, dor de cabeça: http://t.co/YZzSrOf via @AddThis

  20. By G Esppenchutz on 06/02/2012 at 11:28

    RT @upalele: Se o Detran-RJ rebocar seu carro, prepare-se! http://t.co/Ib0NtJk7

Comente

*
*

Você pode usar essas tags HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

:D :-) :( :o 8O :? 8) :lol: :x :P :oops: :cry: :evil: :twisted: :roll: :wink: :!: :?: :idea: :arrow: :| :mrgreen:
upinha